Você está seguro?

August 10, 2015

 

O alto nível de informatização, especialmente pelas pequenas empresas e até nas residências, é um cenário cada vez mais real e que levanta uma importante discussão em relação à qualidade dos produtos, equipamentos e serviços adquiridos no varejo.

Atualmente, computadores são vendidos até em supermercados e a facilidade na forma de pagamento tem sido uma grande aliada dos interessados em implementar ou melhorar seus processos de informatização.Além disso, hoje é impossível encontrar uma empresa, ou uma residência, que não tenha pelo menos um computador, sem falar na parcela significativa das organizações, mesmo pequenas, que possuem sites na internet visando aumentar a visibilidade de seus negócios.

O fato é de que a maioria das empresas só se importa com a etapa da aquisição dos equipamentos e se esquece da importância e dos cuidados necessários à informação contida nos mesmos. Em outras palavras: compra-se os computadores por impulso, estética ou condições de preços, mas não se cuida do conteúdo que essas máquinas recebem.

Não são raras as ocasiões em que ocorre perda de informações, furto de conteúdo sigiloso e perda de produtividade, devido à falta de manutenção nos computadores.

Quem nunca sofreu pane do computador quando estava escrevendo algo importante ou baixando informações da internet?

Tais episódios são mais graves nas residências e em pequenas e médias empresas do que em grandes corporações, que contam com estrutura de suporte interno e até departamentos inteiros de informática para socorro imediato.

Hoje as empresas possuem seguro de seus equipamentos, mas não pensam na segurança de sua informação.

A perda de um equipamento num incêndio ou roubo é facilmente reposta, mas um cadastro de clientes que estava armazenado no computador e foi desenvolvido no decorrer de muitos anos ou aquelas fotos das férias ou de final de ano são perdas irreparáveis.

Situações comuns como a falta de dimensionamento e de orientação na utilização da internet e dos programas instalados nos equipamentos podem, por exemplo, comprometer todo o desempenho de uma pequena rede de computadores, levando a falhas constantes e conseqüentes atrasos na finalização e entrega de trabalhos.

Outro ponto importante que vale alertar é a falta de acompanhamento do antivírus e demais softwares de segurança, que além de causar lentidão e travamentos nos computadores podem fazer com que a imagem da empresa seja comprometida no mercado por meio do envio de e-mails contaminados por vírus.

Assim, é fundamental que as empresas busquem parceria com empresas de informática sérias, que se comprometam com a segurança e a qualidade da informação e apliquem soluções que ultrapassem o simples ciclo quebrou/chamou que atualmente impera no mercado.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square