Windows 10 - Já vale a pena atualizar?

November 24, 2015

Lançado no meio desse ano o Windows 10 está disponível como atualização nos equipamentos com Windows 7 em diante.

 

Passados alguns meses de seu lançamento nos resta a pergunta: Vale a pena atualizar ou ainda devo aguardar?

 

Bom, antes de responder vamos ver o que o Windows 10 tem de novo:

 

- É grátis: Para quem possui licenças do Windows 7 em diante esse software pode ser baixado até julho do ano que vem gratuitamente.

 

- Essa será a última versão do Windows: A Microsoft irá mudar a forma de atualizar seus produtos, fornecendo atualizações constantes, porém sem mudar o nome do produto. Algo como o facebook que se atualiza mas não deixa de ser o facebook.

 

- Cortana: Quem já utilizou a Siri no Iphone ou Google Now vai se identificar. Cortana é um assistente pessoal inteligente que fornece diversas informações e permite a interação.

 

-Snap Assist: Permite que você alinhe as janelas na mesma tela, parece bobo mas quem já sofreu querendo consultar o conteúdo de uma janela para outra vai entender a importância desse recurso.

 

- Microsoft Edge : O novo navegador que toma o lugar do Internet Explorer e vem bater de frente com Google Chrome é bastante leve e rápido.

 

- Diversas funcionalidades serão agregadas : Sim, o Windows 10 não irá parar de evoluir, em suas atualizações não serão apenas para segurança e correção de erros, elas também irão trazer novos recursos do Sistema Operacional.

 

Quais os riscos que existem para atualizar :

 

- Possibilidade de identificação de software pirata : Se você utiliza uma versão pirata do Windows ao baixar o Windows 10 e nas próximas atualizações seu computador pode ser identificado como utilizador de software pirata e ter o sistema operacional bloqueado.

 

- Incompatibilidade de Hardware: Em alguns casos o Windows 10 pode não reconhecer dispositivos ou funcionalidades de seu computador, para isso consulte antes de atualizar o fornecedor de seu equipamento ou um técnico de sua confiança.

 

- Incompatibilidade de software : Diversos programas ainda não tem versões disponíveis para o Windows10, portanto consulte o seu fornecedor de software antes de efetivar a atualização para saber se os programas que você utiliza irão rodar no Windows 10.

 

- Problemas para acessar sites bancários e programas da receita federal: Alguns bancos podem apresentar dificuldades para acesso e os programas da receita federal (Siscomex por exemplo) não rodam e ainda não tem versões previstas para o Windows 10.

 

Então o que fazer?

 

Se você utiliza o computador para navegar na internet, receber e-mails e usar as ferramentas do office consulte o suporte técnico e verifique a possibilidade atualizar.

 

Mas caso você opere com sistemas terceirizados, necessite operar com órgão do governo como receita federal e secretaria da fazenda, tenha grandes volumes de operações bancárias como emissão de boletos de cobrança, folha de pagamento entre outros, recomendamos que você aguarde até março/2016 para consultar a possibilidade de migração.

 

Qualquer dúvida ou para saber mais sobre o Windows 10 entre em contato conosco, teremos prazer em orienta-lo.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo