A pequena empresa e a certificação OEA.

March 7, 2016

 

Muito tem se falado sobre o OEA nos grandes importadores/exportadores e nas industrias, mas essa certificação também é possível a pequena empresa, seja ela fabricante, agente de carga, transportadora ou despachante aduaneiro.

 

O OEA  (Operador Econômico Autorizado) é uma certificação fornecida para operadores da cadeia logística que atendam suas normas de segurança e/ou conformidade.

 

Não existe nenhuma referência ao tamanho da empresa, desde que  ela atenda os requisitos de admissibilidade, elegibilidade e se adeque as normas solicitadas, a certificação será concedida.

 

Obter essa certificação, certamente, irá diferenciar a pequena empresa em seu mercado de atuação, pois mostrará que apesar de pequena, essa empresa “pensa” grande.

 

Adaptar uma pequena empresa as normas do OEA pode ser mais fácil do que uma grande empresa, afinal, são menos controles a serem aplicados, equipe menor para treinamento, menos unidades a homologar, as decisões são mais centralizadas, etc.

 

Temos experimentado isso há alguns anos através de nosso trabalho de padronização e organização de TI em pequenas empresas e um excelente “efeito colateral” que percebemos é que uma empresa organizada e padronizada cresce mais fácil, a tomada de decisão é mais simples e em momentos de queda na movimentação como esse se tudo esta organizado fica muito mais fácil alinhar despesas e adequar investimentos.

 

Por tudo isso o OEA deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento e evolução também para pequena empresa, pois seus controles e padrões agilizam e enxugam os processos da empresa.

 

Gostaria de encerrar esse artigo com uma frase para reflexão :

 

“Aquilo que você não mede, você não gerencia”

 

Não conheço o autor, mas sei que ele sabia a real razão da criação de controles e padrões de trabalho.

 

 

Fabio Fernandes Filho

CEO - Conecttar Personal IT

Especialista em certificação OEA.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo